quarta-feira, 1 de junho de 2011

Custos em Alta já Influem no Resultados das Empresas


A alta dos custos já começou a cobrar seu preço das companhias de capital aberto do país, um sinal de que o crescimento acelerado dos últimos meses talvez tenha chegado ao fim. As vendas das cem maiores empresas não financeiras com ações em bolsa continuaram crescendo no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, mas o comportamento dos custos que incidem sobre essas vendas indica que não tem sido fácil a briga das empresas contra os aumentos das matérias-primas e mão de obra.
Os balanços compilados pelo Valor Data mostram uma receita líquida de R$ 259,7 bilhões, 18% acima do primeiro trimestre de 2010. No entanto, o efeito dos preços em alta fez com que a margem bruta - o quanto resta da receita após deduzidos os custos de produção - ficasse estagnada.
Se Petrobras e Vale forem tiradas da amostra, a situação fica ainda pior, com uma queda de 1,4 ponto percentual na margem, para 29,3%, uma diferença que representa R$ 2,6 bilhões a menos de lucro. Com o aperto, os resultados operacionais ficam também pressionados - o único alívio veio pelo lado financeiro, atenuado pela retração do dólar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página