terça-feira, 13 de março de 2012

Mercado brasileiro aguarda cerca de 20 IPOs em 2012, diz E&Y Terco


De acordo com análise da Ernst & Young Terco para 2012, a expectativa é de que haja um retorno gradual do otimismo em relação às aberturas de capital. São esperadas cerca de 20 operações, com possibilidade de aumento na quantidade, caso a crise na Europa se estabilize.
“O otimismo se repete em relação ao início de 2011, não apenas em relação ao número de IPOs, mas também a respeito da qualidade dos ativos no mercado brasileiro. As empresas estão chegando ao processo de abertura de capital com um nível de qualidade muito maior, porque tiveram mais tempo para se preparar para a abertura de capital”, afirma Paulo Sergio Dortas, sócio-líder da área de IPOs da Ernst & Young Terco.
O ano anterior também começou com expectativa de 20 operações de IPOs. A crise europeia, porém, atrapalhou os mercados, e o ano se encerrou com um total de apenas 11 aberturas de capital – pouco mais de 50% do esperado. “Para se ter uma ideia do impacto da crise na Europa, em 2007, ano em que o mercado de IPOs atingiu o seu auge no Brasil, foram mais de 60 operações”, diz Dortas.
Essas 11 operações no Brasil levantaram um total de US$ 4,4 bilhões. A liderança global ficou com o mercado chinês. Foram 1.255 IPOs, com um valor total de quase US$ 170 bilhões.
Em relação aos BRIC’s, o Brasil ficou em terceiro lugar tanto em número de operações, 11, como em relação ao valor captado, cerca de 4,4 bilhões.
No ano passado, além do número de IPOs no Brasil ter ficado abaixo do esperado, o desempenho das empresas que abriram seu capital também não foi tão animador. Ao longo de 2011, 5 das 11 empresas que estrearam no mercado brasileiro o fizeram com um preço abaixo do piso. Apenas uma empresa saiu no teto do range de preço.
“Os dados mostram que, em tempos turbulentos, a chamada ‘arte da precificação das ações’ torna-se ainda mais complexa, sendo um fator crítico para o sucesso dos IPOs”, afirma Dortas. Atualmente (dados referentes a 31/01/2012), apenas 4 das 11 empresas que abriram capital em 2011 estão com suas ações acima do preço de saída de seu IPO. Site: http://www.ey.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página